O Projeto, desenvolvido na atividade de Ética e Cidadania do Programa Jornada Ampliada, nasceu da preocupação com os problemas que o mundo atual enfrenta como o desrespeito à família, aos colegas e professores, aos valores humanos, tais como o respeito, a amizade, a partilha, a bondade, o amor, a educação, entre outros.
Neste contexto de conflitos sociais em que vivemos, a escola tem um papel muito importante no que se refere ao rompimento com o sistema tradicional em que se prioriza os conteúdos de raciocínio lógico, devendo trabalhar na mesma intensidade a afetividade e a convivência em grupo, fundamentais para o desenvolvimento da criança.
Diante dessas situações, através do famoso personagem de Antoine de Saint-Exupéry (1943), o Pequeno Príncipe, a professora Daniela tentou resgatar a confiança e a capacidade dos educandos de perceber, pensar nos desafios da vida e priorizar a formação dos bons relacionamentos num ambiente generoso e afetuoso.
O Projeto foi ilustrado com o filme As Aventuras do Pequeno Príncipe que desencadeou diversas outras atividades como leitura capitulada do livro, descrição de personagens, valores e cenas, confecção de cartazes, debates e a dramatização de um episódio do livro (Diálogo entre o Pequeno Príncipe e a raposa) que foi apresentada na Noite de Natal, afim de fortalecer os vínculos afetivos entre alunos, pais e professores.
O trabalho culminou na realização de piqueniques com todas as turmas do Ensino Fundamental num cantinho de natureza nas proximidades da escola onde cada aluno foi responsável por colaborar com um lanche pela prática do conceito de partilha e com a compreensão do valor da bondade e da amizade quando presentearam um ao outro com uma rosa representando a personagem do filme cultivada pelo Pequeno Príncipe.

De todo o trabalho fica uma mensagem para reflexão:
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
Antoine de Saint-Exupéry

.jpg)



2 comentários:
Profª:Daniela Favarin
Ao findar o ano letivo com o Projeto O Pequeno Príncipe e os Valores Humanos,pude perceber quão é valioso o estudo da literatura infantil. Dá para fazer um paralelo com os valores humanos para a formação de cidadãos críticos e conscientes da responsabilidade de construir uma sociedade bem estruturada,pois a cada valor trabalhado com educandos pude notar várias mudanças em suas atitudes em relação escola/professor, aluno/ aluno, aluno/escola.
Em todas aulas sempre enfatizando aos educandos que o essencial não pode ser visto, senão pelo coração, portanto é invisível aos olhos.
Parabéns, professora, pela riqueza do trabalho desenvolvido através deste projeto! Continue plantando boas ideias que colherás sempre bons frutos!
Esperamos o retorno das aulas para ouvirmos os comentários dos alunos acerca desta publicação.
Postar um comentário