20 novembro 2010

A inclusão é realidade


Muito se tem falado acerca dessa temática tão polêmica e ao mesmo tempo tão óbvia e tão simples de se entender: a inclusão. Pois ela nada mais é do que tornar efetivo aquilo que prescreve com tanta clareza e propriedade a Constituição Federal: garantir o direito de todos à educação, ou seja, inserir inclusive alunos com déficits de toda ordem, mais graves ou menos severos no ensino regular.

Não se pode ignorar, entretanto, que existem grandes entraves que acabam por dificultar o processo de inclusão nas nossas escolas, uma vez que elas não foram projetadas nem física nem pedagogicamente para receber crianças com necessidades especiais. Os sistemas de ensino precisam rever urgentemente questões de infraestrutura física e de formação dos profissionais de educação.

A EEB Nossa Senhora das Graças está apenas no seu 5º ano de existência enquanto escola de educação básica e neste ano de 2010 fez a primeira matrícula de um aluno cadeirante com deficiências múltiplas no 1º ano. Foram muitos momentos difíceis. A instituição teve que passar por diversas adaptações, desde a construção de rampas de acesso até a instalação de cadeira no transporte escolar.

Porém, apesar dos anseios e das dúvidas em relação ao processo ensino-aprendizagem, a escola teve a felicidade de disponibilizar de professora titular nessa turma com habilitação em educação especial, fazendo com que o processo de inclusão acontecesse de forma mais tranquila. O contrato da Professora 2 também foi fundamental para o trabalho com o aluno.

Essa matrícula fez com que toda a escola fosse mobilizada. Assim o ano letivo transcorreu com os desafios inerentes ao processo de inclusão e o que se tem de concreto é que ainda há muito o que avançar nesse cenário, mas já é possível afirmar que a convivência com o colega especial possibilitou a todos a valiosa oportunidade de experimentar a riqueza da diversidade e o valor da solidariedade e da amizade.

Professora Lurdes interagindo com o aluno Natássio

16 novembro 2010

Convite Noite de Natal


O Natal!

A própria palavra enche nossos corações de alegria. Não importa quanto temamos as pressas, as listas de presentes natalinos e as felicitações que nos fiquem por fazer. Quando chega no dia de Natal, vem-nos o mesmo calor que sentíamos quando éramos meninos, o mesmo calor que envolve nosso coração e nosso lar.
(Joan Winmill Brown)

A EEB Nossa Senhora das Graças convida a todos para prestigiar a Noite Natalina que acontecerá no dia 03/12/2010 (sexta-feira) com a seguinte programação:
  • 19h - Recepção das famílias
  • 19h30min - Início das apresentações
  • 21h30min - Chegada do Papai Noel

Entre conosco no espírito de Natal! Participe!!

15 novembro 2010

14 novembro 2010

Recuperação Paralela


De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96, os estudos de recuperação fazem parte da verificação do rendimento escolar, sendo fundamentais para os casos de baixo rendimento. A recuperação deve acontecer paralela e contínua durante o período letivo, a partir de diagnósticos de baixo rendimento dos alunos.

O compromisso da Escola não é somente com o ensino, mas principalmente com a aprendizagem. O trabalho só termina quando todos os recursos forem usados para que todos os alunos aprendam. A recuperação deve ser entendida como uma das partes de todo o processo ensino-aprendizagem de uma escola que respeita a diversidade de características e de necessidades de todos os alunos.

No 1º ano da EEB Nossa Senhora das Graças, turma das professoras Lurdes e Rosana, os alunos que não apresentaram rendimento escolar condizente com o currículo para essa faixa etária foram submetidos à recuperação paralela e, para a satisfação das professoras, mostraram resultados surpreendentes. Dois deles estão iniciando o processo de alfabetização a partir das práticas da recuperação paralela.

13 novembro 2010

Descida da Maibaum


O Grupo Folclórico Mirim Maibaum realizou mais uma belíssima apresentação na Descida da Maibaum, festa de integração da cultura alemã, neste dia 13 de novembro no Centro Cultural Paul Zerna, de Witmarsum.

Outras atrações, como a apresentação do grupo folclórico juvenil e do Volkstanzgruppe, da cidade de Ibirama, também abrilhantaram o evento que foi prestigiado pelas comunidades local e vizinhas.