20 novembro 2010

A inclusão é realidade


Muito se tem falado acerca dessa temática tão polêmica e ao mesmo tempo tão óbvia e tão simples de se entender: a inclusão. Pois ela nada mais é do que tornar efetivo aquilo que prescreve com tanta clareza e propriedade a Constituição Federal: garantir o direito de todos à educação, ou seja, inserir inclusive alunos com déficits de toda ordem, mais graves ou menos severos no ensino regular.

Não se pode ignorar, entretanto, que existem grandes entraves que acabam por dificultar o processo de inclusão nas nossas escolas, uma vez que elas não foram projetadas nem física nem pedagogicamente para receber crianças com necessidades especiais. Os sistemas de ensino precisam rever urgentemente questões de infraestrutura física e de formação dos profissionais de educação.

A EEB Nossa Senhora das Graças está apenas no seu 5º ano de existência enquanto escola de educação básica e neste ano de 2010 fez a primeira matrícula de um aluno cadeirante com deficiências múltiplas no 1º ano. Foram muitos momentos difíceis. A instituição teve que passar por diversas adaptações, desde a construção de rampas de acesso até a instalação de cadeira no transporte escolar.

Porém, apesar dos anseios e das dúvidas em relação ao processo ensino-aprendizagem, a escola teve a felicidade de disponibilizar de professora titular nessa turma com habilitação em educação especial, fazendo com que o processo de inclusão acontecesse de forma mais tranquila. O contrato da Professora 2 também foi fundamental para o trabalho com o aluno.

Essa matrícula fez com que toda a escola fosse mobilizada. Assim o ano letivo transcorreu com os desafios inerentes ao processo de inclusão e o que se tem de concreto é que ainda há muito o que avançar nesse cenário, mas já é possível afirmar que a convivência com o colega especial possibilitou a todos a valiosa oportunidade de experimentar a riqueza da diversidade e o valor da solidariedade e da amizade.

Professora Lurdes interagindo com o aluno Natássio

0 comentários:

Postar um comentário